AMIGOS MAIS CHEGADOS QUE IRMÃO
I Samuel 18.1-5
Quando Davi e Jônatas se conheceram, logo tornaram-se grandes amigos. Esta amizade é uma das mais profundas e legítimas registradas na Bíblia. Eles basearam este pacto no compromisso com o outro.
Não permitiram que qualquer coisa se colocasse entre eles, nem mesmo o interesse próprio ou os problemas familiares.
Aproximaram-se ainda mais quando a amizade foi testada. Permaneceram amigos até o fim.
Jônatas, o primogênito do rei, mais tarde predisse que Davi, e não ele, seria o próximo monarca. Mas isso não enfraqueceu sua estima pelo amigo. Jônatas preferiria a amizade de Davi ao trono de Israel.
Percebemos nessa história o tão grande valor de uma amizade genuína moldada por Deus. Não encontramos nenhum interesse a não ser a felicidade do próximo.
Somente através do Amor de Deus somos capazes de ter esse tão nobre e raro sentimento que nos faz dedicarmos mais uns aos outros, onde o sucesso do próximo é a nossa maior alegria.
Outro ponto muito curioso é o cuidado de Jônatas com Davi. Da mesma forma devemos ser nós. Se for preciso dar uma roupa sua ao próximo que precisa, dê!
Amar ao próximo como a ti mesmo é o que Jesus deixou e amar ao próximo sem interesse é cumprir o mandamento de Cristo com alegria.
Amigo, você é especial para mim! (Lucas 10.27).
Pablo Ramon (Ministro do JAPA)